"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

terça-feira, 13 de abril de 2010

A Oração do Cristão

A Oração do Cristão.
" E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa. Tú, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, oraras a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará". Mt 6.5-6.

Neste segundo exemplo de justiça( o primeiro refere-se as esmolas) "religiosa", Jesus descreve dois homens orando. Novamente, a diferença básica é entre a hipocrisia e a realidade. Ele põe em contraste o motivo das orações e as suas recompensas.
   O que ele diz sobre os hipócritas parece ótimo à primeira vista: "gostam de orar". Mas infelizmente não é a da oração que eles gostam, nem do Deus a quem supostamente estão orando. Não, eles gostam de si mesmos e da oportunidade que a oração pública lhes dá de se exibirem.
   Naturalmente, a disciplina da oração regular é uma coisa boa; todos os judeus devotos oravam tres vezes por dia, como Daniel. E não havia nada de errado em ficar de pé para orar, pois era a posição costumeira dos judeus para isto. Nem estavam necessariamente errados quando oravam nos cantos das praças ou nas sinagogas, se sua motivvação fosse acabar com a segregação da religião e expressar que reconheciam Deus estar presente mesmo fora dos lugares santos, isto é, na vida secular cotidiana. Mas Jesus desmacarou as suas verdadeiras motivações, quando ficavam de pé na sinagoga ou nas ruas com as mãos erguidas para os céus, a fim de serem vistos dos homens. Por trás da sua piedade, espreitava o seu orgulho. O que realmente desejavam era o aplauso. E o conseguiam. " Já receberam a recompensa".
   O farisaísmo religioso não está morto. A acusação de hipocrisia tem sido jogada inúmeras vezes sobre nós, os frequentadores de igrejas. É possível ir à igreja pelos mesmos motivos errados que levavam os fariseus à sinagoga: não para adorar a Deus, mas para obter uma reputação de piedade. E possível vangloriar-nos de nossas devoções particulares pelo mesmo motivo. O que se destaca é a perversidade de toda prática hipócrita. Dar louvor a Deus, tal como dar esmolas aos homens, é um ato autentico por si só. Um outro motivo qualquer destrói os dois. A religião e a caridade transformam-se em uma exibição. Como podemos fingir que estamos que estamos louvando a Deus, quando, na realidade, estamos preocupados com o louvor dos homens?
   Como, então, os cristãos devem orar? Entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás, disse Jesus. Devemos fechar a porta para não sermos perturbados e distraidos, mas também para fugir aos olhos dos homens e para ficarmos a sós com Deus.
   Por trás de toda oração verdadeira está a cnversa com Deus, que se inicia assim:
                                                           " Ao meu coração me ocorre:
                                                             Buscai a minha presença;
                                                             Buscarei, pois, Senhor,
                                                             A tua presença". Sl 27.8            

                                                                                                           Jonh Sttot: Sermão do Monte (ABU) 









                                                               

                    




Nenhum comentário: