"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

domingo, 18 de abril de 2010

O Modernismo e a Inerrância Bíblica

Um dos maiores inimigos do cristianismo atual é o modernismo ou liberalismo cristão. Na verdade, poderia-se dizer que o liberalismo cristão tem causado mais danos às denominações e instituições protestantes do s´culo XX do que qualquer outro movimento herético. O que é liberalismo cristão? O liberalismo cristão é parte de um movimento religioso, político e cultural mais amplo na Europa e então na América, que tem sua base na visão de mundo humanista secular, ou ainda, movimento baseadona suposição de que o cristianismo pode ser conciliado com as aspirações humanas positivas, dentre as quais a busca de autonomia. O liberalismo deseja adaptar a religião ao pensamento e à cultura moderna, desejando com isso uma sociedade transformada sobretudo pelo aspecto ético e não pelo amor de Deus. A razão pela qual os historiadores e teólogos referem-se ao liberalismo cristão como modernismo é o fato de que os liberais cristãos tem comprado e adotado a visão de mundo secular moderna. Eles tem adaptado seus ensinamentos para refletirem o espírito desta era. O que ocorreu com as denominações que adotarma o modernismo foi uma ersão séria da fé em Cristo e o emparelhamento da bíblia com a nova fé nos pressupostos do progressivismo e naturalismo. Isto envolveu a fé na humanidade. As "descobertas" do homem na ciência, indústria, ciências sociais e econômicas introduziram um milênio humanista. Algumas caracteristicas comuns do modernismo cristão são uma crença na evolução darwiniana, estatismo( comunismo, socialismo...), alto criticismo negativo, etc.

Porque o modernismo ainda é força religiosa mais dominante na academia, governo civil e na mídia nos dias de hoje, um estudo e refutação de alguns dos seus ensinamentos mais proeminentes se torna necessário. Além disso, as lições teológicas que deveriam ter sido aprendidas das batalhas teológicas entre modernistas e fundamentalistas (c. 1870-1940) não o foram por muitas pessoas, porque novas formas de modernismo ainda estão destruindo as instituições cristãs e denominações. No entanto, cabe a nós, zelarmos e lutarmos por um cristianismo autêntico e verdadeiro, sem maquiagem, sem mentiras, sem pano de fundo. A verdade de Deus é absoluta e a proposta do seu Reino é inquestionável. Olhamos para o passado e vemos que resquicios do mesmo rodeia e põe em perigo a vida de muitos. Por isso, necessario se faz uma abordagem bíblica-expositiva que traga à lume e a consciência dos cristãos um verdadeiro padrão de paixão e piedade. Muitos estão vivendo o "novo", e porque estão vivendo o "novo" estão morrendo espiritualmente, se afastando da sã doutrina, mas o que é novo não é bíblico, e o que é biblico é antigo. O nosso Deus é o Deus de toda eternidade (Sl 90.2) (grifo meu). 


                                                                 Rev. os Puritanos e comentário de Ronicleudo de Carvalho.


Nenhum comentário: