"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

sábado, 8 de maio de 2010

O Maior Homem do Mundo ( Lc 7.24-35 ).

  Quem ele é? Será que o encontramos na galeria dos mestres gregos, 
como:
- Sócrates, com o seu método de descobrir a verdade (aprendizado) com perguntas desafiadoras; 
- Platão, com sua teoria das idéias;
- Aristóteles, com as leis fundamentais da lógica?  

   Seria  talvez:
- Agostinho, o doutor da igreja;
- Descartes, com a famosa frase : "Penso, logo existo"?

   Ou ainda, aqueles que mancharam a terra de sangue, como: 
-Os césares romanos, em sua ambição de conquistar o mundo;  
- Mussolini, ditador italiano; 
- Adolph Hittler, o general alemão;     
- Mao Tse Tung, imperador chinês? 

  Esses homens governaram com mão de ferro e punhos de aço. Conquistaram cidades, povoados, e com truculência fizeram tremer a terra com suas marchas triunfais. Só a mênção de seus nomes causa ainda hoje profunda dor em muitos corações. Eles foram temidos, mas não amados; foram grandes na terra, mas desprezados no  céu. 

   Seria ainda:
- Os Puritanos, movimento que pregava a Escritura e defendia o viver cristão de acordo com o que nela estava escrito; ( Jonh Bunyan);
- Os reformadores, Lutero, Calvino, Teodoro de  Beza, Guilherne Farel, Ulrich Zwinglio, Felipe Melancton, Jonh Knox, Jonh Huss;
- Jonathan Edwards, Martin Luther King, Berkof?

   O maior homem do mundo não é nenhum desses. Não se encontra entre os patriarcas, nem na escola de profetas, nem nos brilhantes apóstolos, nem nos pais da igreja. Então, onde o encontramos?

   O registro de Lucas 7 nos apresenta toda sua história, a história de Joaõ Batista.
1. Seu nascimento foi um milagre de Deus, foi predito pelos profetas do V. Testamento (Ml 3.1, 4.5-6); Seus pais eram pessoas piedosas, apesar de sua mãe ser estéril e avançados em idade; seu nascimento foi proclamado por um anjo de Deus em resposta as orações de seu pai; seu nascimento trouxe um profundo impacto na vida da família e do seu povo (Lc 1.14-17); era grande diante do Senhor; cheio do Espírito Santo desde o ventre materno; precursor do Messias e nazireu.

2. Sua vida foi um exemplo. Cheio do Espírito Santo (Lc 1.15); ele não era cheio de nenhuma outra coisa a não ser do pleno conhecimento de Deus (Ef 5.18); pregou para uma geração corrompida pela política, pelo governo; social, moral e espiritualmente corrompidos (Lc 3.1-2); era um pregador incansável, um arauto destemido que não pregava apenas para os pobres e miseráveisespiritualmente, mas também para os ricos avarentos, roubadores, usurpadores; o resultado de suas pregações eram estupendos; arrastava as multidões para o deserto, afastando-os de suas residências e comodidades; não pregava para entreter e nem agradar; sua mensagem confrontava seus ouvintes; pregava sobre a necessidade de arrependimento, juízo de Deus e ira vindoura; reconhecia sua posição como precursor do Messias, e era homem igual a nós.

3. Sua morte foi um mistério.(Mc 6.21-29). Para o mundo, joão Batista foi um fracassado, não deixou filhos, riquezas, morreu jovem, solitário; foi  o último profeta do Velho Testamento, homem simples, que havia sido escolhido por Deus para preparar seu povo para a chegada do Rei de Israel; um mártir que tombou na terra, mas foi levantado no céu como príncipe." ... dentre os nascidos de mulherm ninguém é maior do que João Batista, mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele".

  A morte não coloca um fim na vida dos servos de Deus, pelo contrário, aqueles que morrem por causa de sua fidelidade a Deus, são considerados bem-aventurados(Ap 14.13). Por isso, João Batista é um verdadeiro exemplo de altruísmo cristão, não oscilou e nem temeu as consequencias de suas pregações, antes cumpriu com o seu ofício: PROFETA. A nossa geração também precisa de pregadores ousados na Palavra, que ao invés de tentarem agradar os seus auditórios, exerçam com fidelidade a sua missão: "... prega a Palavra..."


Soli Deo Gloria.









Nenhum comentário: