"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

sábado, 29 de maio de 2010

Perseverai (João 6.35-40)

   A maioria de nós conhecemos pessoas que um dia fizeram uma profissão de fé em Cristo e que provavelmente tiveram uma forte manifestação de fé, chegando até a tornarem-se ativos na vida e no ministério da igreja, e que por algum problema meis tarde repudiaram a fé e se tornaram "afastados" espirituais. Com tais evidências sempre suscitam a pergunta: pode uma pessoa, uma vez salva, perder a salvação?.  
   
     Embora haja outras formas de sep pensar sobre esse assunto, não quero e nem pretendo aqui e agora mencioná-los. Quero trazer o pensamento da teologia reformada, que ensina a doutrina da perseverança dos santos, a qual pode ser chamada também de "segurança eterna". Em essência essa doutrina ensina que , se você possui a fé salvadora (que é diferente da fé comum, ou seja, aquela que todos possuem), nunca ia perdê-la; e se você a perde, é porque nunca a teve. Conforme escreveu o apóstolo João: "Eles saíram do nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos". 

    Há registros de pessoas que em determinado momento de suas vidas, ficaram enamoradas de determinados elemntos do cristianismo sem contudo ou jamais de fato abraçar o próprio Jesus Cristo. Pessoas que vão à igreja com segundas ou terceiras intenções, muitas vezes atrás de uma autosatisfação, como exemplo: namoro, melhoria de vida, prosperidade financeira, curas, milagres, casamentos etc; Tais pessoas podem até se converterem à grade de programação da igreja sem se converter a Jesus Cristo que é a causa primeira de nossa busca. 

    A doutrina da perseverança não se baseia em nossa própria capacidade para perseverar, mesmo sendo novas criaturas criadas em Cristo, mesmo sendo regeneradas. Pelo contrário, descansa na promessa de Deus de nos preservar, pois é ELE que nos mantém de pé. Vejamos o texto de Filipenses: " Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus". É pela graça, e tão-somente pela graça, que o cristão persevera. Deus determina o que começa. Ele assegura que seus propósitos na eleição não serão frustrados. Rm 8.30 nos fornece um testemunho adicional desta maravilhosa esperança. 

   Temos segurança porque a salvação é do Senhor e somos feitura sua. Ele dá o Espírito Santo a todo crente como uma garantia de que completará o que começou. Deus selou todo crente com o Espírito Santo. Ele nos marcou de maneira inquestionável e indelével e nos deu um pagamento antecipado que garante que concluirá a transação. 

   Uma base final de confiança se encontra na obra sacerdotal de Cristo, que intercede por nós. Assim como Jesus orou pela restauração de Pedro( e não de Judas), ele também ora pela nossa restauração quando tropeçamos ou caímos. Podemos permanecer caidos por algum tempo, mas nunca total ou definitivamente. Aqueles que são verdadeiramente crentes não podem ser arrebatados das mãos de Deus( Jo 10.27-30), é por isso que cremos e entedemos a doutrina da perseverança dos santos opu da segurança eterna. 

   Que bom sabermos que temos Deus como nossa firme rocha, nosso sustendador e protetor, nosso alvo. Bom é ter esperança e aguardar com paciência no Senhor.



 A Deus toda glória.                                                                         


                                                                                  (Parte do texto extraído dos escritos de R. C. Sproul)




 

Um comentário:

Unknown disse...

É de fato o ponto mais importante da doutrina dos santos, eu não consigo enteder quando pessoas que se diz: evangelicos, crentes, vasos seja quais forem os termos usado. Onde realmente não absorveram: que estando em "cristo nova criatura somos e que nao vivo eu mas cristo vive em mim" então quando agimos, de forma negligente, inerte,dúbia, pífia, ficamos meio que perdidos, com relação a nossa segurança de salvação, não damos mais importância ao que Deus mandou, através de sua palavra, e tenha certeza de que é a verdade absoluta!! onde se diz: Ora, não levou Deus em conta os tempos da ingnorância; agora, porém "notifica aos homens que todos em toda parte, se arrependam"; Porquanto estabeleceu um dia julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos. O que quero expressar através deste comentário é que muitos esqueceram de um ponto dentro da doutrina que é um dos principais para "nós glorificarmos a Deus" que se chama de "REGENERAÇÃO", onde nós deixamos, ou seja nos arrependemos, "do pecado" a cada dia, hora, e momento, e se voltamos para sermos conforme a imagem de "JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS, E SALVADOR DO MUNDO" onde realmente estamos seguros que o que Deus tem nos direcionado, notificado, e requerido de nós, através das escrituras, de sermos "reconciliados com DEUS" pela "SUPREMACIA" dO senhor "Jesus Cristo". E é só através dele é que somos "escolhidos" Mas é através da transformação de nossas vidas ou seja de uma evidência, vividamente, diuturnamente, que nós em cristo nos tornamos digno, de "sermos feitos filhos de Deus". para este mundo que esta perdido Que Deus nos abencõe. AMÉM!!!!!!!