"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

domingo, 11 de julho de 2010

Os lírios e toda sua beleza


"Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. E, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles" (Mt.6.28b-29).

Quando paramos para observar a diversidade da criação de Deus, ficamos extremamente perplexos e maravilhados. Nos deparamos com uma sabedoria riquíssima em detalhes e pormenores que nos encantam. Deus em seu infinito beneplácito e bondade, resolveu nos presentear com coisas que trazem e ensinam grandes verdades espirituais, e os lírios são uma delas.

No contexto ao qual Jesus se refere, as muitas advertências nos fazem pensar no maravilhoso e providencial cuidado de Deus. Ele usa as aves como ilustração do cuidado divino em alimentar, e as flores ou os lírios para ilustrar o seu cuidado no vestir(v.28-30). Toda a criação de Deus em toda a sua extensão, recebe um cuidado comum a todos, mas o homem é agraciado de forma especial. As aves tem a sua beleza; os lirios também tem a sua beleza. Os pássaros não trabalham, não semeiam, não colhem, e nem ajuntam em celeiros, contudo o Senhor os alimenta(v26); os lirios não trabalham e nem fiam, mas são revestidos com uma beleza extremamente estonteante e singular(v28-29). Sendo assim, não podemos confiar em Deus que é poderoso para nos alimentar e nos vestir, já que temos muito mais valor do que as aves e as flores? Pois Ele não veste até a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno?

Martinho Lutero discorrendo sobre o assunto, disse: "...ele está fazendo das aves nossos professores e mestres. É uma grande e premanente vergonha para nós o fato de, no Evangelho, um frágil pardal se tornar teólogo e pregador para o mais sábio dentre os homens... Portanto, sempre que você ouvir a voz de um rouxinol, está ouvindo um excelente pregador... É como se ele estivesse dizendo: 'Eu prefiro estar na cozinha do Senhor. Todos os dias ele alimenta e nutre inúmeros passarinhos em sua mão'.  Semelhantemente, Spurgeon também disse: "Maravilhosos lírios, como vocês reprovam o nosso tolo nervosismo!"

Não nos tocam estas singelas rimas?
                      Disse a rolinha ao pardal:
                          "Gostaria de saber
                      Por que os homens, ansiosos,
                           Nunca param de correr!"

                      Respondeu o pardalzinho:
                          "Minha amiga, eu penso assim:
                      Não sabem que o Pai celeste
                           Cuida de ti e de mim!"

Que bela e encantadora figiura. Jesus não disse que as aves dos céus ou os lírios do campo tem um Pai celeste, mas sim que nós o temos, e que, se o Criador cuida de suas criaturas, podemos ter certeza de que o Pai também cuidará de seus filhos.

Como nos encanta o ensino de Jesus! Salomão em toda a sua glória, usufruiu de tudo o que podia e desejava. Vestia-se da melhor roupa e calçava o que de melhor tinha na época. Mas, apesar de toda sua beleza, não se comparava a singularidade e o encantamento dos lírios do campo. Enfim, o que aprendemos com esta ilustração de Jesus? O que nos faz refletir? Será se temos deixado e confiado todos os nossos cuidados nas mãos do Pai celeste? Assim como ele veste os lírios do campo e alimenta as aves do céu, fará o mesmo com todos aqueles que depositam e aguardam o seu exímio e excelente cuidado providencial.

À Deus toda a glória.

(parte do texto extraído dos escritos de Sttot)









3 comentários:

Unknown disse...

Muitas das vezes que observei este texto sempre indagava da seguinte forma Deus é infinitamente bom, e o homem mau, porque se analisarmos Deus nos concede folego santo de graça saúde inteligecia diferenciada das outras criaturas para tão somente crermos e confiarmos na sua provisão e cuidados que tem conosco seus filhos e o que nós muitas vezes fazemos, vivemos sempre na correria do dia a dia num consumismo exarsebado sem fim, trabalhamos muitas vezes 15 ou 16 horas diárias pra ter um padrão de vida que na maioria das vezes não glorifica a Deus e nos torna escravo de nossos caprichos e vaidades, o que mim deixa feliz com o texto é que quém nos ensina a glorificar com princípios de criação são os lirios os passaros ou seja criaturas que perante a humanidade são tão sensiveis e fragéis, mas que Deus sendo o criador faz questão de revelar e afirma atraves de cristo nestes tempos o cuidado e o amor para com aqueles que o amam de fato e verdade. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. À DEUS TODA GLÓRIA.

VIVIANE BARBOZA disse...

Tenho refletido muito sobre isso, como nós seres humanos,muitas vezes não confiamos em Deus, duvidando do seu cuidado, e se esquecendo que tudo está no seu controle.
Que esse texto sirva para refletirmos e depositarmos nossa esperança no Senhor.

http://vivianebarboza.blogspot.com

Ronicleudo de Carvalho disse...

É nossa intenção e propósito divulgar de forma concisa e verdadeira a Palavra de Deus, sem pano de fundo, trazendo intensa e profunda reflexão. Somente e somente a revelação do Senhor aos homens pode trazer paz e esperança.