"Quem despreza a pregação despreza a Deus, porque Ele não fala por novas revelações do céu, mas pela voz de seus ministros, a quem confiou a pregação da sua Palavra". J. Calvino


Bem vindo(a)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A eternidade de Deus e a transitoriedade humana.

À luz das Escrituras Sagradas, podemos observar nitidamente a infinita e espaçosa relação entre estes dois pólos: Deus e o homem.

No princípio da criação dos seres terrestres, o Criador dotou cada ser vivo de particularidades distintas, tornando assim sua obra estupenda e sobremodo maravilhosa.

Na imensidão dos céus, observamos os luminares e astros cumprindo seu papel: alumiar; nos mares, vemos as inumeras espécies de peixes, mamíferos e toda sorte de vida aquática.

Enfim, a chamada cadeia alimentar muito nos surpreende, pela sua inclinação natural de sobrevivência dessas espécies, uma vez que uma depende da outra para continuar existindo.

Mas com relação a obra pima de Deus, o homem, mesmo ele tendo recebido da parte D'ele atributos comunicáveis, por exemplo, a imortalidade, uma vez que recebeu alma vivente, isso não torna imunizado contra o tempo estabelecido por Deus para sua existência  na terravisto que na sua formação física encontramos elementos no solo e tudo isso para se cumprir uma determinação divina: "vieste do pó, e para ele voltará".

No salmo 90, o salmista atribui a Deus a auto existência antes de qualquer coisa criada. Ele diz que Deus é eterno de uma extremidade a outra, se assim posso dizer.

Na verdade´a busca incessante pela eternidade, não deverian ser assunto que nos cause espanto ou surpresa. Desde os primórdios da história, o homens tentem e vão continuar tentando de alguma forma atingir o inalcansável, mas não sabem eles que passam apenas de meros mortais com dias contados e que estão todos, sem excessão, sob o governo de Deus, que são totalmente dependentes de uma ação garciosa e misericordiosa de Deus para continuar existindo. Se Ele recolher a mão, perecem.

De fato, a vida se torna mais prazerosa quando entendemos que devemos reverência e gratidão Àquele que se permitiu ser conhecido pelas sua criação preciosa: o homem.

Os anos passam e as estações também; cai as folhas, vem a chuva que rega a terra, vem o sol com a sua imponência e reinado vindo logo após a noite com a sua beleza extraordinária; o homem nasce, cresce, reproduz e morre, deixando sua posteridade e história. Mas, Deus continua sendo o mesmo, ou seja , imutável. Ele é rochedo forte para aqueles que N'ele se refugia. Creia.













segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Eclesiologia e o seu grito de Socorro

  Particularmente falando, não consigo detectar dentro da comunidade cristã um problema maior do que a falta de percepção e cuidado em relação as raizes que sustentam a igreja de Deus. Por raízes, quero me referir àqueles princípios: soberania de Deus, o evangelho da graça, dentre outros assuntos que quando bem proferidos causam uma grande satisfação na vida de toda uma comunidade cristã.

Temos vivenciado todo os tipos de artimanhas e estratégas com finalidades diversas, como por exemplo como se dar bem na vida financeira, e isso não e bom? e claro que é bom, mas não é a causa maior de nossa existência. Podemos perceber que muitos estão firmados em cima de mentiras, estratégias psicológicas, pensamentos filosóficos e por aí vai. Precisamos mais de líderes e pessoas comprometidas com a verdade de Deus e suas normas de conduta. Ele é um Ser moral, digno de glória.

Deixo aqui a oportunidade para que você possa tecer dentro desse assunto o seu comentário. Terei prazer em publicá-lo.


Que Deus nos abençoe.

domingo, 28 de novembro de 2010

Reconhecendo e aceitando o cuidado paternal de Deus.

Há uma forma errônea de pensar que Deus é somente doador de coisas boas, por isso, àqueles que não tem um conhecimento mais profundo a respeito D'ele, tornam-se as maiores vítimas desse engodo. Mas isso não é verdade? Sim, Deus, de fato é doador de todo o bem, porém , não podemos e não devemos nos esquecer que, Ele reserva para si o direito absoluto, não concedido por nada e nem por ninguém, de agir de forma que não lhe cause contrariedade. 

Quando passamos e temos a oportunidade de estudar a fundo os seus atributos incomunicáveis, somos surpreendidos com afirmções bíblicas que revelam o caráter de soberano de Deus e suas ações muito particulares e próprias. Com isso quero dizer que, assim como recebemos todo o bem de Deus também podemos receber da parte D'ele, correções, exortações dolorosas, etc.

Podemos ter certeza de uma coisa: assim como a bondade e misericórdia de Deus é intensa em todo o seu percentual, da mesma forma é o seu preciso julgamento. Deus não pode violar seu próprio Ser.

Observemos o que diz o salmista no capítulo 127 parte b: "... aos seus amados Ele o dá enquanto dormem". No início do capítulo ele vem falando sobre o inutilidade dos esforços humanos sem a atução divina. É inútil edificar a casa se Deus não for o centro das atenções. É inútil os seguranças passarem a noite em total vigilância se não houver confiança em Deus como o guarda fiel. Exemplo disso são pessoas que reservam para si homens armados, confiando que vão lhe proporcionar a guarda de sua vida.

Ainda no verso 3, ele fala da inutilidade de se viver só para suprir as necessidades, pois como diz o sábio Salomão, é tudo vaidade. E enfim, apesar de todo os nossos esfoços, Deus ainda assim continua nos ensinando que, se no suor que é derramado no cumprimento do nosso dever não houver gratidão para com Ele, precisamos nos lembrar que em todas as nossas ações , Deus precisa ser glorificado. Não que Ele precise deste ato de nossa parte, mas como sinal de eterna gratidão.


Mesmo enquanto dormimos Deus cuida e faz as provisões necessárias para aqueles que N'ele confia.

Ao Senhor eterno, ações de graças.

Por presb. Ronicleudo.